METAS SMART – POR QUE SUA EMPRESA PRECISA DELAS?

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A IMPORTÂNCIA DAS METAS PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO

Estabelecer objetivos é importante tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Metas são orientadoras de ações e defini-las é o primeiro passo que uma empresa deve dar. Sem determinar um propósito claro e preciso não se chega a lugar algum, por isso empreendedores precisam de metas para seguir em frente com motivação e foco no desenvolvimento dos seus negócios. Empresas de sucesso não conquistam seus objetivos vivendo as metas de outras organizações, muito menos deixando que as coisas aconteçam ao acaso. As que obtêm resultado definem exatamente onde querem chegar.

Infelizmente ainda vemos empreendedores, autônomos e pequenos negócios carentes de um plano de curto, médio e longo prazo. No entanto, de nada adianta traçar um objetivo de forma generalizada. Sua meta pode ser aumentar suas vendas, mas aumentar quantos por cento? Até que data? Um objetivo mais realizável seria, por exemplo, aumentar as vendas em 15% até o final do mês. Agora sim, você teria uma meta atingível.

Uma maneira de facilitar o seu processo de definição de metas é o método SMART. Neste artigo vamos entender o que é, e como usar esse método para alcançar objetivos.

O que são metas SMART?

SMART é um acrônimo que você pode usar para orientar sua definição de metas. Para que seja S.M.A.R.T., sua meta precisa estar em conformidade com os seguintes critérios: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. O estabelecimento de metas SMART traz estrutura e mensurabilidade aos seus objetivos. Em vez de resoluções vagas, o método SMART cria trajetórias verificáveis ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa da atingibilidade da meta.

É uma ferramenta simples usada por diversas empresas de sucesso para ir além e alcançar objetivos claros e transparentes.

S (do termo inglês Specific) – Específico

Grandes objetivos são específicos, ou seja, bem definidos e focados. Quando eu especifico, por exemplo: “Obter cinco novos clientes corporativos do mercado imobiliário da cidade de São Paulo” fica muito mais claro do que simplesmente “Obter mais negócios”.

Focar em um objetivo claro cria uma força poderosa para realização de ações. No momento em que você se concentra em um objetivo, ele se torna um imã, atraindo você e os recursos necessários para a sua realização. Quanto mais você canaliza sua intenção e energia, mais poder de realização você gera.

M (do termo inglês Measurable) – Mensurável

Um objetivo sem um resultado mensurável é como uma competição esportiva sem placar ou resultados. Os números são uma parte essencial dos negócios. Coloque números concretos em seus objetivos para saber se você está indo no caminho certo. Um quadro branco em seu escritório ou home office pode ajudar como um lembrete diário para manter você e sua equipe focados nos resultados a serem alcançados. Por exemplo, “Faturar R$ 10.000,00 em dois meses com os produtos _________ (nome dos produtos)”. Uma meta mensurável permite identificar quando exatamente ela foi alcançada, ou seja, o que você deseja como resultado final.

A (do termo inglês Achievable) – Atingível ou Alcançável

Sabe aquela vontade que dá de colocar um faturamento de 500% (quinhentos por cento)? Até dá para alcançar, mas pode ser que com uma meta tão acima da atual, ao invés de ser uma motivação, passe a ser frustração. Não existem negócios de milhões do dia para a noite. Investidores que analisam muitos planos de negócios, por exemplo, descartam logo de cara quando os números são muito acima da situação real. Dificilmente uma empresa sairia de um faturamento de R$ 1.000,00 (mil reais) ao mês para o faturamento de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) em dois dias. Claro que milagres acontecem, mas não é o propósito das metas SMART.

Seu objetivo precisa ser realista e alcançável para ter sucesso. Em outras palavras, ele deve aumentar suas habilidades, mas ainda assim, ser possível. Se você definir uma meta muito difícil, diminuirá as chances de seu objetivo realmente estar ao seu alcance. Da mesma forma, se um alvo for muito fácil, o inibirá de se esforçar e fazer mais. Estabelecer um objetivo razoável é crucial!

R (termo inglês Relevant) – Relevante

Os objetivos de negócios alcançáveis são baseados em condições e realidades atuais. Você pode desejar ter o seu melhor ano de negócios ou aumentar a receita em 1000%, mas se uma crise aparecer repentinamente, seus objetivos não serão relevantes para a realidade nesse cenário. Além disso, as metas precisam fazer sentido para o seu empreendimento. Criar metas que não façam sentido para sua equipe de vendas não vai gerar nenhum resultado concreto.

Pergunte a si mesmo por que o objetivo é importante para você, como alcançá-lo o ajudará e como contribuirá para seus objetivos de longo prazo. Essa etapa é para garantir que sua meta seja importante para você e que ela também se alinhe a outras metas relevantes.

T (do termo inglês Time) – Temporal

Metas e objetivos de negócios simplesmente não são cumpridos quando não há um prazo vinculado ao seu processo de definição. Se sua meta de negócios é aumentar a receita em 50% ou encontrar mais cinco clientes novos, determine prazos para atingir os objetivos planejados no começo.

Tempo é dinheiro! Todo mundo sabe que prazo é o que impulsiona a maioria das pessoas a agir. Portanto, defina prazos realistas e flexíveis para você e sua equipe, e siga-os. Ser muito rigoroso com o estabelecimento de prazos pode ter o efeito desagradável de transformar o caminho de aprendizado de alcançar suas metas e objetivos em uma corrida infernal contra o tempo – o que provavelmente não é o que você deseja.

Como aplicar metas SMART

Quando suas metas de negócios forem SMART, divida cada meta em um conjunto específico de tarefas e atividades para atingir seus objetivos. Existem diversas ferramentas no mercado que podem ajudar, como por exemplo o Trello ou Microsoft Planner. É de suma importância revisar periodicamente suas metas e fazer ajustes, sempre que necessário. Até porque, depois de algum tempo, manter determinada meta talvez não faça mais sentido para o seu negócio. Por exemplo, se você tinha uma meta de vender 500 pastéis por dia, mas hoje está fazendo bolos.

Definir metas é essencial para qualquer tipo de negócio. Não subestime o poder delas!

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